segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ser Verdadeiro.


Hoje tava pensando em como as minhas ações devem parecer para algumas pessoas, assim eu sou uma pessoa muito expressiva, tenho a capacidade de ser completamente dissimulado, mas aprendi a um tempão que ser dissimulado acaba me deixando carregado demais de sentimentos que ficam sendo remoidos dentro de alguma caixinha profundamente construida em sei la que parte do meu corpo, por isso faz algum tempo que decidi a seguir simplesmente aquilo que eu sinto e é claro que não vá me fazer mal no futuro próximo.

Tem algumas pessoas que eu conheço ou conheci e como sempre eu tratei hiper bem logo de cara, e depois comecei a tratar diferente, sabe porquê?

Porque quando eu digo que eu sou eu mesmo SEMPRE não quer dizer que SEMPRE eu sou do mesmo jeito, ser eu mesmo para mim significa exatamente isso, não do ponto de vista dos outros e sim do meu próprio, quando eu trato uma pessoa extremamente bem logo de cara eu faço ja isso porque eu naturalmente gosto de tratar as pessoas bem e acabo analisando - que tipo de pessoa é você? - Quem me conhece como amigo geralmente chega a um consenso, sendo o menos especifico possivel, eu sou um cara legal e confiavel, esse é quem eu sou para aqueles que me provaram que eu posso confiar, ja para as pessoas que eu conheci e que eu não faço a minima questão de ter por perto a opinião pode ser completamente diferente.

Não é uma questão de falsidade, até porque quando eu conheço alguém, primeiramente pergunto o nome e trato bem, se vejo que não quero ter essa pessoa muito proxima de mim eu simplesmente me torno neutro em relação a ela, continuo a tratar bem mas não extendo assuntos e nem procuro, mas se eu percebo além de não querer ela proxima eu a quero longe, essa pessoa deixa de existir na minha realidade, a mudança pode acontecer de uma hora para outra, e acredite é bem impactante, infelizmente é algo que além de eu não conseguir mais evitar, eu também não quero evitar, isso faz parte de quem eu sou.

Isso geralmente acontece porque a pessoa faz alguma coisa que realmente me desagrade ou fez algo que eu ache imperdoavel num relacionamento, ocorre quando a pessoa me faz mal de alguma forma e eu venha a perceber somente depois de conhece-la um pouco melhor, "se eu não gosto porque vou manter proximo ou fingir que está tudo bem?" - sou bem expressivo como ja informei e não tenho medo nem vergonha das minhas atitudes, nem você deveria ter das suas.

Mas é claro que existem coisas que devemos mudar, passamos por transformações a todo momento, com cada nova experiência a nossa maneira de agir e pensar se transforma e isso faz com que cada um de nós além de unicos nos tornemos imprevisiveis.Quando eu percebi que sempre bater de frente expondo e exclamando minhas opniões estava me colocando em apuros ou criando um clima ao meu redor pesado (pesado é a palavra perfeita para quem me conhece rs), eu mudei, decidi que só vou fazer isso com pessoas que possuam capacidade de entender os pontos de vista alheios e dialogar.Hoje em dia eu me defino como espirita, não que eu pratique tudo, mas é a religião que eu mais me encaixei, no fim de semana passado eu conheci meu sogro e anteriormente conheci minha sogra, eles são evangélicos (só para ressaltar são ótimas pessoas), não daqueles bem extremistas mas ainda sim evangélicos, eu conversei com eles, bati um papo tranquilo, fizeram o interrogatório básico (com algumas coisas não tão basicas assim) e de uma hora para outra, como eu ja esperava que seria, eles fizeram a pergunta, "e voce, qual a sua religião?!!!", como responder o-o ? - resolvi que responderia da mesma forma que eu venho vivendo minha vida, sendo completamente sincero "sou espirita" - não foi algo que eu possa dizer que eles aprovaram e concerteza eles vão pegar no meu pé para tentar me converter, pelo que eu percebi eu poderia ter exposto toda a filosofia espirita, ter argumentado de mil e uma maneiras que não faria diferença nenhuma, na realidade deles só a religião deles é a correta e se eu batesse de frente provavelmente prejudicaria MUITO meu relacionamento com a filha deles, minha namorada, porque convenhamos ninguem quer ter os sogros com animosidade conosco né? - eu simplesmente baixei minha cabeça e prometi conhecer a igreja deles, afinal que mal há nisso?são todos o mesmo Deus e cá entre nós, a religião realmente importa? acredito que o local aonde nos sentimos bem e fazemos o bem é que realmente vai fazer diferença no dia que tudo ficar preto e pudermos atravessar paredes rs.Tomando essa atitude eu consegui não criar um clima ruim e eles me aceitaram, talvez pela esperança de me converter, como namorado da filha deles, para algumas pessoas simplesmente não é questão de diálogo e sim de aceitação.

Tenho amigos que reclamam da vida, dizendo que eles não conseguem nada, são tristes ou depressivos, mas o que eu gostaria que eles me respondessem era "você ja tentou parar de viver a vida como outra pessoa e ser você mesmo?" verdadeiramente você mesmo, no mundo de hoje criamos tantas máscaras sociais que acabamos por esquecer que o personagem principal não tem que ser encenado e sim vivido, nunca conseguiremos nos sentir pelo menos um pouco completos sem sermos nós mesmos, contar uma mentira é fácilimo, quero ver viver ela...

Ser verdadeiro consigo mesmo não significa ser verdadeiro com as outras pessoas, eu escolho expor-me interamente para os outros, se estou feliz você repara na hora, se estou triste também, se eu gosto de você voce sente isso, se eu não gosto de você ou/e desisti de você concerteza você nota e as pessoas ao nosso redor também, essa é a minha escolha e cabe a cada um de nós escolhermos, sempre está no nosso poder a escolha, ser real consigo ou apenas viver uma mentira.

"Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização. "
- (Ralph Waldo Emerson) Quase xará e também geminiano ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário