quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tempo.

Tempo define-se por períodos ou intervalos de duração e para medir esse tempo poderemos utilizar um instrumento o qual chamamos de ampulheta. Na Teoria da relatividade, desenvolvida por Einstein, tempo é tido como uma quarta dimensão do ininterrupto espaço-tempo do Universo, com três dimensões espaciais e uma temporal.

Mas o que realmente é tempo?

Tempo sim é algo totalmente relativo, o meu tempo passa diferente do seu tempo e mesmo esse meu tempo é diferente em determinado momento.

Não entendeu?

Vou dar um exemplo bem bobinho rs, Carlos tem 20 anos e Joãozinho tem 4 aninhos, para Carlos 2 anos significa apenas 10% de sua vida enquanto que para joãozinho 2 anos significa METADE da sua vida, para joãozinho dois anos se torna incrivelmente longo enquanto para Carlos não é tanto tempo assim.

Tempo realmente é relativo, quando eu to fazendo algo de que eu goste muito como, por exemplo, sexo, o tempo passa rápido....err não foi um bom exemplo né, vamos voltar ao tempo com outro exemplo, quando fazemos algo que gostamos muito como tomar uma "bebida refrescante" com um amigo nosso, ou ir numa balada ou mesmo em algum show o tempo passa incrivelmente rápido, não parece nem mesmo o mesmo tempo passado quando estamos naquela "deliciosa" aula de Bioestatística e Matemática, na qual o professor fica o tempo inteiro falando de números dos quais você nunca ira utilizar e que nem ao menos cabem na sua calculadora, né? o jeito é ficar aloprando o professor para ver se o tempo passa mais rapido, e com meu professor de Bioestátisca é divertido aloprar, ele tem 1,40cm de altura e o sobrenome de Las Casas, chamo ele de Las Torres rs.

Quem nunca ouviu a expressão "o tempo passou voando", eu vivo querendo que o tempo passe mais rápido durante o dia (enquanto eu trabalho) e mais devagar durante a noite (enquanto vejo minha namorada ou zou com meus amigos), mas de alguma forma, não sei se é da maneira que nosso cérebro processa essa passagem de tempo, as coisas se invertem e meus dias se tornam cada vez mais longos e minhas noites mais curtas, parece até que quando nos divertimos o tempo não respeita mais as leis da física e começa a tirar sarro de nós, e a única expressão que podemos soltar é "Ah! e se eu tivesse mais tempo?".

Teve uma vez há muito tempo (quanto tempo hein), que eu fui prestar um concurso publico, sai mais cedo, só para garantir que eu não me atrasa-se, porque como percebi nesse dia, o pessoal do concurso publico é muito exigente com essa questão de tempo, atravessei metade de São Paulo, só para ir fazer esse concurso quando cheguei à estação fui como sempre pedir informação, só para descobrir que eu tinha errado, geralmente eu não costumo errar locais e afins mas justo nesse dia acabei me enganando e descendo na estação errada, bem na época eu era um quebrado, sem um centavo no bolso, e com dinheiro da condução contado não daria para eu pegar novamente o metro, então resolvi ir andando afinal tinha ainda 30 minutos para começar a prova e o rapaz que me deu indicações me disse que não estava muito longe (guardinha FTP, se eu vir ele de novo ele me devolve os 45 reais que gastei para esse concurso mais a condução!), então la fui eu andando, e quanto mais eu andava menos do lugar parecia se aproximar, olhava para o relógio o tempo passando rápido pra caramba e o lugar longe, cada vez parecia estar mais longe, comecei então eu a correr, eu um brutamontes que sou, correndo que nem doido para conseguir chegar ao lugar depois de correr uns 10 minutos (feito digno de nota para mim, to um sedentário do caramba, então conseguir correr isso já foi muita coisa rs) cheguei ao lugar, o portão fechado e a pessoa terminando de trancar o portão, olhei no relógio e tinha chegado ao local passados 2 minutos do tempo limite, dois míseros minutos que passaram voando enquanto eu corria que nem um desesperado.

Que raiva me deu do tempo nesse dia, além de perder o concurso, ter gastado 45 reais só para poder fazê-lo mais os 4,60 (na época metro era 2,30) eu ainda fiquei durante uns bons dois meses pensando no que poderia ter sido caso eu tivesse feito aquela prova e "se" eu tivesse passado virou um monte de "se", o pior foi que na hora de voltar para casa eu já estava morrendo de fome e como já disse anteriormente, sem um centavo no bolso, fui eu na jornada de retorno e o que acontece com a passagem do tempo quando temos fome? Parece uma eternidade parecia que eu tinha ativado o "bullet time" do Max Payne ou que eu era o Flash acionando a aceleração porque caracules, como demorou ou melhor como pareceu demorar pra eu chegar em casa, acho que o pior disso tudo é não ter em quem botar a culpa, né?

Bem o que eu quero dizer é que o tempo é muito relativo, independente de quais definições possamos encontrar no Google, ele passa e é só isso que sabemos dele, ele não é um ser nem uma entidade e acredito eu estar muito distante de ser uma força ele simplesmente é, sempre esteve aqui e lá e em todo lugar, e duvido que deixe de ser, deixo aqui uma imagem que eu achei muito interessante é do Salvador Dali, aquele carinha dos bigodinhos parecidos com o diabo madruga do chirin e chirion lembram ? rs, o quadro se chama "a Persistência da Memória" e artisticamente aborda dois temas, o Tempo e a Memória, espero que gostem.







Um comentário:

  1. Cara, essa é a fase em que eu sinto que o tempo está passando mais rápido do que qualquer outra época da minha vida... sabe como é, meio do caminho para os 30 é difícil de encarar....heuaheuaheuha
    Imaginar você correndo para não se atrasar é engraçado...não sei porque me veio a cabeça a cena de um terremoto. Aliás, isso que dá ser mão de vaca, se não economizasse tanto teria feito a prova hehehehe.
    Entretanto concordo com tudo o que você escreveu. Realmente parece que o tempo passa mais rápido quando queremos que passe devagar, e devagar quando queremos que passe logo.
    Acredito que o importante é aproveitarmos cada segundo desse tempo que parece querer nos castigar, para que um dia possamos olhar para trás e dizer: "Eu fiz o que eu tinha que fazer".
    abraços! muito bom post

    ResponderExcluir