quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Começando

Pelo jeito me rendi a essa febre que anda atacando algumas pessoas que ou não tem nada o que fazer ou tem algo para dizer, e algumas delas são meus amigos e olha venho me surpreendendo muito com alguns deles que começaram um blog, estão arrebentando nos post's , abordando temos muito bons, meus parabéns pessoal.Só espero conseguir 1/3 do que vcs estão fzendo =P.

Agora ao Blog...

É engraçado como nos comportamos quando começamos alguma coisa nova, por vontade própria é gerado em nós um sentimento muito bom como se fossemos um carro queimando combustível, forçamos o motor e explodimos na aceleração no começo, com uma grande vontade de concretizar e de alguma forma terminar rapidamente a "corrida", mas da mesma forma que o piloto que controla o carro nós temos de saber economizar esse combustível para não acabar com ele no meio do caminho e termos de desviar um pouco o percurso para reabastecer ou o que acontece muitas vezes, desistir do caminho. Não to afim de começar esse blog e parar, já diversas vezes eu vi pessoas que começam uma nova atividade e derrepente quando vamos perguntar "Eae sicrano, como ta o curso la que você ta fazendo?" a pessoa simplesmente responde "ah, parei, cansei, enjoei, desisti" o pior é que nem adianta falar muita coisa porque não dá para negar, em algum momento você também fez isso, tenha sido por falta de condições ou mesmo por ter descoberto que não era tão legal como você imaginou que seria.

O problema está na maioria das vezes em deixarmos nosso lado idealista tomar conta e esquecer um pouco a prática e o planejamento do negócio. Quando idealizamos alguma coisa, geralmente sobre o efeito do momento, esquecemos das dificuldades e provações de um caminho, durante a minha vida (que já não é considerado tão curta pela grande maioria ) eu tive inúmeras bandas, e sempre em cada banda que eu participei eu pensava "poxa essa aqui é A banda" ou "com essa vai para frente" sempre achando que daria certo, mas no final das contas quando a situação apertava e parávamos de falar para agir, tudo ia pelos ralos, porque muitas vezes não estamos preparados para construir e estruturar uma idéia, não estavamos maduros o suficiente e não me leve a mal, o problema raramente esta na idéia, como eu disse geralmente está na empolgação, ou melhor, na administração da empolgação.

As vezes nem é culpa da disponibilidade, vontade ou amadurecimento e sim da condição, deixa eu dar um exemplo passei na bendita USP em meados de 2004, no curso de física, um curso não muito disputado, mas mesmo assim tem seus méritos, porque convenhamos você já conheceu alguém que fez física ou que faz física que seja considerado sã? - enfim passei na USP, não...não sou o cara mais normal do mundo, mas ainda sim passei, e acabei por desistir do curso, achei muito legal, meu sonho era ser um daqueles engenheiros loucos que fazem teorização dos motores de propulsão espacial, teoria da Manta, teoria de dobra, estudar buracos negros e Quasares e afins, ser um cientista maluco, mas não pudee sabe por quê? Porque não tinha condições financeiras, e minha família também nunca foi muito afortunada, portanto, tive de desistir, por pura e simples pressão financeira, não havia como eu trabalhar e me sustentar na época e cursar um curso na USP, que é muito exigente, portanto tive de virar as costas pra toda aquela empolgação porque não estava preparada em alguns outros setores da minha vida, não estava bem estruturado e por isso desisti.

Ás vezes também tem aqueles pessoas que tem como problema a dispersão, eu sofro disso algumas vezes, achamos que podemos realizar mil e uma coisas de uma só vez, como se fossemos um kit de mil e uma utilidades, e quando deixamos algo passar dizemos para nós mesmos "a isso não é tão importante" ou "depois quando tiver tempo eu faço" e nunca mais se houve falar daquela tarefa ou projeto, isso com musica, com trabalhos escolares, com hobbies, até mesmo algumas vezes com promessas, tipo eu conheço pais e mães que são muito relapso nisso, pelo menos em matéria de filhos, eles sempre se esquecem de algumas palavras ou promessas ditas e acabam deixando de lado algo que incitaram ou começaram, isso acaba não só prejudicando a nós como também a eles, afinal que filho vai confiar num pai que não cumpre as promessas? Ou mesmo que amigo vai poder confiar em outro amigo sem palavras? Nem me deixe começar com as namoradas de plantão. rs

Por isso queja a algum tempo eu penso muito antes de começar alguma coisa, planejo, mudo o que deve ser mudado, assim eu consigo pelo menos finalizar cada nova situação que eu assumo, faço uma promessa a mim mesmo, e fico muito chateado caso não consiga cumpri-las, me dou a maior bronca (rs), comprometimento com aquilo que começamos é algo muito sério, demonstra o caráter de uma pessoa, cada promessa, cada projeto, além do fato de que quando finalizamos algo ou pelo menos a vemos sendo desenvolvidas sentimos um prazer enorme com aquele sentimento de satisfação. Para tudo tem um começo, mas quantas coisas são finalizadas da maneira que deveriam ter sido?

Promessa a mim mesmo, "não começar mais coisas que ja desde o começo estão fadadas a ter um fim"

Mutatis mutantis, "Mudando o que deve ser mudado".



Um comentário:

  1. Eae meu GRANDE amigo Rafinha, parabéns pela iniciativa e continue firme, pode crer que eu vou estar sempre acompanhando.
    Só te peço pra escrever um pouco mais devagar...heuaheuahe acho que as ideias fluem tão rápido na sua cabeça que os dedos não acompanham..rsrsrs
    Mas é isso ae, continue dando uma força lá no meu também.
    abração.

    ResponderExcluir