terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Distancia Fraternal

Amizade, um sentimento muito significativo para alguns, uma simples palavra para outros - amigo é quem? Amigo é aquele que agente conhece, vê que tem algumas afinidades e começa a conversar, dai você conta para ele que está com algum problema, ele às vezes nem sabe o que falar, mas olha nos seus olhos e você percebe que se você estiver caindo ele vai correr atrás e te segurar, ou pelo menos correr e chamar ajuda.

Amigo é aquela pessoa que você pode contar mesmo sem ser da sua família, é alguém que tem uma ligação muito mais forte do que aquela que você tem com seu irmão, porque com a família nós temos uma obrigação social, já com amigos é pura seleção de indivíduos que fazem parte da sua "matilha" pessoal.

O problema é quando nossas vidas tomam rumos diferentes, cada qual indo pelo seu próprio caminho, depois passa um tempo e você se pergunta "aonde ta o sicrano?", e você lembra que já faz mais de 1 ano que vocês não se falam e que você sente uma grande saudade, mas será que quando você ligar para ele, ele vai lembrar-se de você e dizer "eae Rafa quanto tempo hein? ou vai dizer "Que Rafa?"- Sem duvida que em um relacionamento, qualquer relacionamento, a presença da pessoa é indiscutivelmente necessária, mesmo fisicamente falando, na maioria das vezes nos tornamos mais próximos de pessoas bem, próximas de nós, que possam fazer-se presente a qualquer momento.

Eu considero um amigo mais que um irmão, muito mais, eu faço tudo pelos meus amigos, aprendi com as duras pedradas na cabeça que abrem o crânio e deixa agente chorando na rua da amargura (melodramático né? rs) que a amizade supera qualquer coisa e se for verdadeira não acaba MESMO, já relacionamentos adversos e família podem te dar muitos problemas do qual você não vai se sentir satisfeito quando resolver, eles sempre tendem a piorar.

Eu tive muitos amigos no decorrer da minha vida, alguns memoráveis e outros simplesmente passageiros, já tive amigos queridos que acabaram como pessoas más quistas e conhecidos por anos que se tornaram melhores amigos para vida, acho que meu primeiro grande amigo foi um rapaz chamado Diego ou simplesmente Japa/Dieguinho, nós nos conhecemos no prézinho, mas só nos tornamos amigos realmente no colegial, nessa época eu ainda não tinha uma noção real do que é ter um amigo, mas mesmo assim éramos muito próximos, falando sempre muita besteira um com o outro, ambos éramos muito competitivos, às vezes até discutíamos demais por causa disso, vivíamos juntos fazendo mil e uma coisas, eu era um cara mega tímido (talvez tenha sido culpa dos meus megas kilos a mais na época) e ele um dia fez até um daqueles "esqueminhas" com uma moça da sala que eu era apaixonadinho rs, não deu muito certa, mas mesmo assim, adolescentes né ¬¬", gostávamos de artes marciais, foi ele quem me levou ao Tae Kwon Do, e me ensinou quem era Jack Chan e Jet Li, me fez me apaixonar por artes marciais, também foi ele o culpado por eu me viciar em jogos de RPG como diablo e me mostrar Dragon Ball, lembro até de um caso que ele foi até minha casa com o irmão dele para liberar o Supersonic (lembram??rs) no Sonic II, enfim éramos muito próximo, só que como tudo o que parece bom chega a um fim tudo começou a mudar quando ele repetiu o primeiro ano, depois repetiu novamente e novamente, começamos a nos afastar, enquanto eu seguia para finalizar o colegial ele acabou por desistir de estudar e começou somente a trabalhar e aquela amizade que tínhamos foi se tornando um coleguismo e por fim apenas conhecidos, depois de anos eu ainda tento às vezes entrar em contato com ele, mas como nossas vidas tomaram rumos completamente diferentes não conseguimos nos reaproximar, de forma que aquela amizade nunca mais foi e provavelmente nem será a mesma porque agora nos afastamos ainda mais, não estamos mais nem no mesmo Município.

O que eu quero dizer é que essa amizade com o Diego acabou se distanciando de forma natural, eu acabei conhecendo outras pessoas, ele a esposa dele, começamos a traçar nossos objetivos e a seguir o caminho para alcançá-los, não digo que isso é algo errado e afim, mas é algo que eu gostaria de ter evitado, gosto muito de todos os meus amigos que estão presentes na minha vida hoje mas ainda sim sinto muita saudade daqueles que se foram, seja pela distancia ou por desavença e até mesmo pela fatalidade da morte, a amizade pode ser muito forte e nem mesmo a distancia pode afeta-la algumas vezes, mas há momentos em que infelizmente e naturalmente as pessoas se afastam, e a amizade se transforma, seja ela para um coleguismo ou uma lembrança, o carinho pode sempre se manter mas aquela intimidade acaba geralmente sendo perdida.

Também é bom ressaltar que a amizade é um relacionamento, e como tal possui duas mãos, um de ida e uma de volta que deve correr o tempo todo para os dois sentidos, não posso ser um amigo que procura a amizade em alguém que não a oferece, quando temos um amigo além de procurá-lo é bom sermos procurado por ele.

Queria dizer que não importa o que aconteça, as pessoas que eu coloquei em meu coração e sempre foram fiel ao sentimento fraternal, eu nunca deixarei esvaírem, mesmo você Dieguinho que foi meu primeiro amigo e que agora está tão distante, sempre que vocês precisarem comigo podem contar.

Não tenho problemas com dizer eu te amo para aqueles que conquistaram a minha amizade, tenho problemas em parar de dizer isso.


"Conhecemos pessoas que vem e que ficam,
Outras que, vem e passam.
Existem aquelas que,
Vem, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar..."- Charles Chaplin

2 comentários:

  1. Lembra Rafa no dia que eu te falei isso:

    Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. (proverbios 17:17.

    Beijo,
    Jenifer

    ResponderExcluir
  2. Realmente, durante a nossa vida, pessoas vem e vao. Que eu nao seja um dos que "vao" na sua vida, meu amigo.

    ResponderExcluir