quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CPTM - Ódio

Ola, bom dia, quanto tempo hein?
É já faz um tempinho que não posto, está um pouco corrido os dias e não estava inspirado para falar de nenhum assunto em particular, mas hoje estou aqui para falar de outra coisa, nada muito transcendental, na verdade algo bem corriqueiro.

Incrivelmente hoje o transito de São Paulo estava uma maravilha, peguei o trem como eu pego todo o dia, consegui vir sentado dormindo até, cheguei a Guaianazes e peguei o outro trem tranquilamente também, não vim sentado porque se não eu não conseguiria descer no Tatuapé de tão lotado que acaba ficando, mas vim escorado cochilando também quando cheguei no Tatuapé, nossa uma surpresa, sem fila no ônibus e o mesmo tava vaziozaço, incrível, quando entrei no ônibus o mesmo saia do metro no mesmo instante, cheguei no serviço quase 30 minutos com antecedência, ouvi também no rádio que a marginal estava tranqüila, com bom fluxo no trafego e digo que estou completamente abismado porque passei por uma experiência MUITO estressante ontem.

Como a maioria sabe, ontem São Paulo parou, pelo menos no setor de transportes, com a chuva que ocorreu por quase toda a madrugada, o bendito São Pedro não deixou São Paulo sossegado e jogou literalmente rio de águas mesmo em cima de nós, marginais estavam completamente paradas, arvores caíram, casas foram alagadas, uma chuvarada para ninguém botar defeito.

Vou contar a minha visão da história, pelo menos o que eu passei.

Na segunda feira eu acabei indo pela primeira vez trabalhar de Mogi até o Tatuapé, como foi a minha primeira vez, acabei atrasando 13 minutos, bem, na minha empresa tem uma política que caso o funcionário se atrase mais de 20 minutos por semana ele fica sem alguns benefícios como sexta básica, horas extras e afins, eu pensei então comigo "vou acordar todo dia 30 minutos mais cedo (5 e 40 da manha) para chegar com antecedência então, pelo menos durante essa semana", e la fui eu na terça feira, com aquele som de chuva que da uma preguiça danada, todo sonolento levantei-me, tomei meu banho e fui até a estação de Brás Cubas, chegando a estação eu já comecei bem minha jornada "informamos que a estação de Poá está ALAGADA e por isso esta sendo feita a baldeação na estação Calmon Vianna que seguira pela linha 12", primeira coisa que veio a minha cabeça, "COMO raios me partam, uma estação de TREM fica alagada?" imaginei os guardinhas nadando entre uma área do trilho a outra, atuando como salva vidas, comecei a ficar nervoso com a CPTM dai então pensei, " linha 12?", a linha 12 é a linha mais lenta que eu conheço, o percurso que ela faz de Calmon Vianna ao Tatuapé demora em torno de 52 minutos, foi então que eu vi o golpe fatal, "devido a chuva os trens estão circulando mais CAUTELOSAMENTE e com intervalos maiores", pronto, me ferrei, sai mais cedo pra acabar de qualquer forma chegando bem mais tarde, e detalhe, quando eu embarquei, isso depois de 25 minutos esperando o trem em Braz Cubas, embarquei como habitualmente embarco, no ultimo vagão, dentro do trem me lembrei que para fazer a baldeação a forma mais rápida é no PRIMEIRO vagão, se não eu vou acabar embarcando em Calmon Vianna depois de muito tempo, então fui la eu me aventurar dentro do trem indo do ultimo ao primeiro vagão, me senti um daqueles tiozinhos que ficam vendendo coisas ou pedindo dinheiro no trem, até me parecia com um, molhado, puto e com uma mochila nas costas, consegui chegar no primeiro vagão só na estação de Suzano (uma antes de Calmon Vianna) e para a minha surpresa a CPTM apronta novamente,"informamos que essa composição ira até a estação Guaianazes normalmente", normalmente uma ova, vai lotar ainda mais de gente, vai andar ainda mais devagar e vai ainda ser mais difícil chegar la, porque veja bem, as outras estações após Poá estavam LOTADAS de pessoas aguardando os trems, muito lotadas, imaginem que todas elas pareciam a Sé em horário de pico e quando você pensa, "bem agora não tem mais como ninguém entrar", entravam mais umas 4 pessoas, era incrível, percebi que há muitos contorcionistas de circo atuando como trabalhadores em SP, pegando trem todo dia, não preciso falar nada também a respeito da minha surpresa quando passei por Poá e nossa, ninguém havia se afogado, e não vi ninguém nadando para chegar a plataforma =/.

Bem para finalizar acabei chegando "apenas" 35 minutos atrasado, digo apenas porque realmente fui um dos corajosos que enfrentaram tudo isso e foram trabalhar, dei uma sorte do caramba porque a minha "composição" foi a última a terminar o trajeto até Tatuapé, as outras todas pararam de circular naquela linha, graças a Deus que isso tudo foi considerado calamidade pública, se não bye bye para as minhas horas extras E cesta básica, terça sim foi um dia de cão, um dia de cão molhado.

Ultimamente eu passo os dias planejando formas de fazer com que a CPTM funcione de maneira eficaz, vivo me perguntando O QUE os planejadores de trafego da CPTM fazem, imagino que fiquem ouvindo musica, jogando um truco e tomando uma birita, porque planejar realmente eles não fazem, a não ser planejar dias estressantes para os usuários, vamos então ter que esperar o dia em que quem pode resolver, resolva?

E laia...

Um comentário:

  1. Ninguem mandou vc ir morar longe seu okama! ehauheuaeueaehu

    carregue sempre seu kit de mergulho...ehuaheuahe to imaginando o cara nadando na linha do trem kkkkkkkkk

    saudades cara, ve se nao fica se atrasando, pq eh muito feio...(olha quem fala...heuaheuaheua)

    abracos

    ResponderExcluir